A pintura afetiva tem como objetivo trazer bem estar e sensações para aqueles que a observam. Portanto, são imagens que transmitem sentimentos.

O conceito de afeto, segundo o dicionário, descreve a disposição de alguém por alguma coisa. Pode ser descrito como um sentimento de carinho, de ternura por algo ou alguém. O afeto é responsável pela construção desses sentimentos ou emoções que podem atingir pessoas, coisas, ideias e lugares.

Em ambientes onde há desejo de transmitir acolhimento, é utilizada esse tipo de pintura, por exemplo, quartos de bebê / infantis e clínicas de propostas integrativas. Sendo assim, por trás da pintura afetiva há um estudo de formas e cores.

Constantemente, o escritório Arvani trabalha com a arquitetura e design de interiores integrativos e faz uso da pintura afetiva em seus projetos.

Como as formas influenciam na pintura afetiva?

Já reparou que tudo ao nosso redor é composto por formas? Pense em alguns elementos e irá ver que são feitos a partir de círculos, triângulos, quadrados e retângulos.

Estudos afirmam que cada forma geométrica influencia e provoca reações diferentes em nossa mente. A ciência, que elabora esse tipo de estudo, é a psicologia das formas.

Quadrado / retângulo:

Em primeiro lugar, as formas feitas a partir de linhas retas. Por conta dessa característica, da união entre dois pontos e do ângulo de 90º, são geralmente associadas à construções e solidez.

Alguns significados possíveis:

  • Disciplina;
  • Força;
  • Coragem;
  • Segurança.

Triângulos:

Já as formas triangulares são normalmente associadas à movimento e dinamismo. Pois suas extremidades guiam nossos olhares para a direção que eles apontam.

Há uma diferença em relação à ponta dos triângulos. Logo, aqueles voltados pra cima podem remeter a ideia de crescimento, evolução. Enquanto aqueles voltados para baixo, podem passar a sensação de risco, perda.

Círculos e Elipses:

Devido ao formato arredondado e linhas curvas, a sensação mais comum em relação aos círculos e elipses é a infinidade. Como essas formas não possuem precisamente um início e um fim, é também associada frequentemente aos astros e à magia.

Outros significados:

  • Eternidade;
  • Feminino;
  • Universo;
  • Mistério.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe nossas postagens na tag Arquitetura Integrativa.

Em nossa página no instagram você pode conferir projetos em que utilizamos a psicologia das formas para trazer significado ao ambiente.

Projetos com significados por trás da estética têm maiores benefícios ao usuário. Concorda?

Leave a comment